Busque aqui o conteúdo no blog ou na Web!!!!

Vídeos

Loading...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROFESSOR ALIENADO, PROFISSIONAL DESVALORIZADO




Todos os dias nos lamentamos do pesado fardo imposto à nossa profissão. A pesada carga horária, os baixos salários, a difícil tarefa de fazer compreender o porquê estarmos ali, as precárias condições de trabalho, a falta de estrutura, etc. Procuramos culpados, selecionamos pessoas físicas, jurídicas e culpamos o sistema. A culpa é do SISTEMA!
Acontece que estamos inseridos no sistema. Na verdade somos a maior parte dele. Somos a base do sistema! Assim sendo, se nos balançarmos juntos, talvez possamos abalar sua estrutura!
É muito conveniente esperarmos a chegada de um messias mítico institucional que um dia irá nos livrar do pecado da escolha, da subserviência e da falta de fé em nós mesmos. Não adianta nos filiarmos a sindicatos e esperar que ele resolva. Sem a nossa participação ele é inútil.Profissionais de pouca fé, por que duvidastes?
Por que não crermos no poder que temos? Por que nos calarmos diante das imposições políticas se elas são efêmeras, sabemos nós, diante da perenidade que uma postura coerente com uma fala convincente pode representar?
A marca que a nossa imagem pode imprimir é duradoura. Uma palavra pode traçar e alterar rumos. Temos o poder, mas não sabemos usá-lo. Sabemos algumas coisas, outras não ousamos vislumbrar; o SISTEMA não deixa. Mas existe algo que nos é permitido ver: Onde há professor alienado, existe um profissional desvalorizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário