Busque aqui o conteúdo no blog ou na Web!!!!

Vídeos

Loading...

sábado, 3 de novembro de 2012

Não consegui dar aula. Então me calei para escutar!


Nessa semana senti a necessidade de ouvir os alunos de uma turma da  6ª fase da EJA do Leaquim. Nada de História oficial. 
Para incentivá-los, ofereci 01ponto para que me dissessem por que estavam ali,citando o passado e sos planos para  o futuro.Os mais velhos contataram as suas histórias de vida fazendo com que o caos de costume desaparecesse. Muito estavam  sem estudar há décadas:Trabalho, filhos na juventude, pais intolerantes, a velha história, que pode se tornar a história dos jovens alunos que ali estavam escutando. Muitos apenas pela bolsa família se fazem presentes.Não acreditam mais na escola. Assim como alguns colegas professores, compartilham seu descrédito na sala de aula.
Um aluno afirmou que tenta, mas não consegue prestar atenção. Tem 16 anos é tido como indisciplinado debochado e viciado. Se estivesse em uma escola particular já teria um laudo e  sua rebeldia diante do fracasso escolar, compreendida e perdoada.Saí da sala emocionado com a profundidade das coisas que eu ouvi .Preocupado com as responsabilidades e as expectativas que ainda rondam o professor. Saí, sobretudo, indignado com a corrupção do sistema educacional e a cumplicidade de tantos pais de outras gerações, que se aliaram silenciosamente ao "Não tem jeito não !" que hoje eu presencio e lamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário